Segundo dados do Relatório Anual da Coordenadoria de Processos da Subprocuradoria Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, as Procuradorias Criminais receberam neste ano 3.184 processos e devolveram 3.063. Dentre os recebidos, os tipos de processos mais comuns foram os habeas corpus (1.400) e as apelações criminais (1.111).
Nas quatro Procuradorias Cíveis, foram recebidos 8.292 processos e devolvidos 7.870, sendo as apelações cíveis, com 6.716, os tipos mais frequentes.
No que se refere à atuação da Procuradoria Geral de Justiça junto ao pleno do Tribunal de Justiça do Maranhão, a representação ministerial recebeu 697 processos, tendo devolvido 784.
As Procuradorias de Justiça se dividem em Câmaras (Cível e Criminal) e respondem por elas os procuradores de Justiça, que formam o Colégio de Procuradores.
No Maranhão, são 31 membros que atuam como orientadores das atividades do órgão e também como instância recursal das decisões da Procuradoria Geral de Justiça e do Conselho Superior do Ministério Público.